Pedagógico


Modalidade de Educação Infantil

A modalidade de ensino oferecida pelo Recanto Mãe da Esperança organiza-se conforme faixa etária de: 2 anos a 5 anos e 11 meses nos níveis de Maternal I – II e Pré-Escola I – II, funcionando nos turnos matutino e vespertino:

 

 



Linha pedagógica

Adotamos os fundamentos teóricos do sociointeracionismo, respeitando sempre as etapas do desenvolvimento infantil. Diante disto, precisamos de uma escola democrática, onde o acesso e a permanência de todos favoreçam a igualdade e, ainda, é necessário que haja uma união entre professores, crianças, equipe gestora, pais, funcionário de apoio e comunidade, pois são eles que dão vida à Instituição. E é neste contexto que o comprometimento dos indivíduos participativos é necessário para se chegar a uma educação de qualidade, que deve ser compreendida numa perspectiva dinâmica em constante reformulação. Nossos alunos são avaliados através de relatório diagnóstico, formativo e final baseada na observação constante do desenvolvimento diário.
A metodologia pedagógica é desenvolvida através de projetos. Os mesmos são norteados pela coordenação e pela gestão da Unidade de Ensino e desenvolvidos na mesma. Os projetos têm como características básicas apresentar intencionalidade, originalidade e flexibilidade de trabalho visando e respeitando os estágios do desenvolvimento da criança. A grande intenção é motivá-la à participação ativa. O projeto oferece à criança a oportunidade de vivenciar e provar aspectos inovadores da sociedade em que ela está inserida, além de prepará-la para a convivência e melhor adaptação social. O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, um jeito de trabalhar com o tema para dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente.


Família/Escola

É de especial importância a relação que construímos com os pais e familiares de nossas crianças. Acreditamos que é na parceria e na cumplicidade entre todos os que fazem parte da comunidade escolar que podemos aprimorar a qualidade do trabalho desenvolvido, que prioriza a cooperação e a afetividade.
Especialmente na Educação infantil, quando as crianças estão iniciando sua vida escolar, é fundamental que os pais nos conheçam, conheçam a nossa proposta e se deixem conhecer. Mas o conhecimento mútuo é um processo, e não um momento estanque na época do ingresso da criança na escola. Antes mesmo da criança ser matriculada a família é recebida por um profissional específico, que apresenta o projeto e abre um espaço para que os pais falem de suas expectativas em relação à educação de seu filho.
Logo que recebemos um aluno novo, realizamos uma entrevista com o Responsável para podermos conhecer sua história, suas características e também a história da família. Consideramos que esse primeiro contato é fundamental para que se estabeleça um vínculo de confiança entre família e escola. Mas os encontros individuais continuam acontecendo ao longo do processo, à medida que a família e/ou a escola sintam necessidade desses encontros.

“O bom Deus cuida de nós com carinho especial.”
Madre Elisa Andreoli

Rolar para cima